Notícias

Futebolnet: A modalidade busca lugar em Cabo verde. Primeiros passo já foram dados


13 Fev 2018 Desporto

O Município de Santa Cruz, no interior de Santiago, vai organizar no próximo mês de Marco, um torneio de FutbolNet, uma nova modalidade de futebol.

O campeão desse torneio irá à Dakar representar o país numa competição continental. Esta foi uma das metas traçadas depois da realização, pela primeira vez, em Cabo Verde de uma acção de formação sobre futebolnet, que aconteceu durante três dias em Santa Cruz. Uma iniciativa da organização da Fundação Barcelona e da Olympafrica, em parceria com o Comité Olímpico.

A equipa campeão do torneio de futebolnet de Cabo Verde, que deverá sair de uma disputa interna em Santa Cruz, a partir de marco, vai a Dakar em Junho representar o país, e juntar-se-á mais de 40 países que acolhem os centros Olympafrica no torneio com o mesmo nome. O acordo ficou efectivado depois de município de santa cruz receber uma acção de formação em futbolnete durante três dias. Sabino Correia do clube olímpico de Santa Cruz.

Futebolnet é a nova forma de praticar o futebol, onde a foco não é apenas jogar a bola, mas as regras são baseadas em valores sociais e não há um arbitro e sim um coordenador. Marcar golos não é pontuar, pois marcar golos e não ter o sentido de equipa, responsabilidade, respeito e engajamento dentro do campo significa perder pontos.

MariemeLya formadora e responsável pela Fundação Internacional Olympafrica garante que esses valores são cruciais para o desporto. António Pinto e Vilma Tavares estão entre os 26 agentes desportivos desta a acção de formação que falaram a rádio nacional que esta nova roupagem do futebol traz vantagens para o desporto e sociedade.
Importante ressaltar que no Futbolnet, não tem árbitro, quando um jogador marcar um golo ambas as equipas têm de festejar e no término do jogo as duas juntam-se ao público para aplaudir, e esses são os exemplos de pontuação dentro desta iniciativa, da Fundação Barcelona chamada de Futbolnet.


pub

Comentários

pub

Pesquisar

Encontre-nos no Facebook