Ângela Moreno é a nova Presidente de Água de Rega, que gere uma linha de crédito de 35 milhões de euros da Hungria

03 de agosto de 2022

A+ A-

Ângela Moreno é a nova presidente da empresa estatal, Água de Rega, que gere o financiamento de 35 milhões de euros da Hungria para a mobilização de água. Moreno deixa, assim, a presidência do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário, INIDA, que passa a ser dirigido por Nora Helena Ramos Silva.

De acordo com as resoluções do Conselho de Ministros que entraram em vigor na segunda-feira, Ângela Veiga Moreno foi nomeada presidente da empresa estatal AdR, Água de Rega, e Nora Ramos Silva, também em comissão de serviço, foi destacada como a nova Presidente do conselho diretivo do INIDA. Duas instituições âncora no desenvolvimento da agricultura em Cabo Verde, sobretudo no atual contexto de seca que se prolonga há mais de quatro anos avança a agencia LUSA.

A empresa AdR foi constituída com a missão de mobilizar água para o setor agrícola no pais, gerindo uma linha de crédito de 35 milhões de euros do banco estatal húngaro que fomenta as exportações e importações do país europeu.

De lembrar que CV assinou um acordo de financiamento com a Hungria em dezembro de 2020, para o projeto de mobilização de água para a agricultura e para varias outras intervenções no sector, nomeadamente “construção das infraestruturas e aquisição de equipamentos”, como condutas de adução, estações elevatórias, reservatórios, condutas de distribuição e a instalação de 20 centrais de dessalinizadoras em “zonas próximas de parcelas agrícolas” já identificadas, além de formação e assistência técnica.

Artigos Relacionados