04 de agosto de 2022
Os profissionais de saúde recebem, esta tarde, na Praia, uma formação sobre Varíola dos Macacos. Com esta iniciativa, o Instituto nacional da saúde Pública pretende reforçar o conhecimento da classe para melhorar o nível do diagnóstico e tratamento da doença.
Estão incluídos nesta ação de capacitação ministrada pelo INSP na Praia, médicos, enfermeiros , técnicos de Laboratório, auxiliares de acão médica.
Depois da Organização Mundial de Saúde ter considerado no passado dia 23 de julho a Varíola dos Macacos como sendo uma emergência em saúde pública de importância internacional e terem surgidos dois casos suspeitos em julho que foram descartados, o Diretor Nacional da Saúde garantiu Esta Quarta-feira a radio de cabo verde que todos os hospitais e centros de saúde do país estão com orientações claras, sobre os procedimentos a adoptar em caso de surgimento da doença no país.
Com esta ação de capacitação dos profissionais de saúde o INSP pretende reforçar em particular os cuidados a ter no tratamento de doentes.
A formação que acontece de forma presencial e online debruça sobre temáticas como Noções Gerais sobre a Varíola dos Macacos, diagnóstico laboratorial da varíola e biossegurança.
De recordar que a doença em países fora da África Ocidental e Central onde a Varíola é considerada endémica , foi relatado no inicio de maio tendo já afectado mais de 16 mil pessoas estando presente em 74 países.
Programação