16 de dezembro de 2020
A decisão consta de uma resolução do conselho de ministros em vigor desde ontem e visa apoiar os profissionais do sector artístico e criativo cujas atividades estão reduzidas devido à pandemia.
A resolução estabelece dois tipos de apoio: a aquisição pelo ministério da Cultura e Industriais Criativas de obras de arte e artesanato para a coleção permanente de Arte contemporânea de Cabo Verde e o acervo dos museus e centros culturais, outra forma de apoio é o patrocínio prévio a eventos.
O pacote de incentivos beneficia os profissionais do sector artístico e criativo, cujas de fontes de rendimento sejam oriundas, única e exclusivamente, da sua atividade profissional nas áreas das artes e das indústrias criativas e cuja atividade se encontra suspensa.
Aliás, os estabelecimentos ou espaços de diversão como discotecas, salões de dança ou locais onde se realizam festas estão encerradas desde março e continuam encerradas por mais 30 dias como medida de prevenção à propagação da Covid-19.
O preâmbulo da resolução do conselho de ministros que aprova os incentivos à produção cultural deixa claro a visão governo a retoma do turismo e do crescimento económico só é possível a partir de Julho do próximo ano e, por isso, os primeiros 6 meses vão ser particularmente difíceis tanto para os agregados familiares pobres e em empobrecimento quando para as micro, pequenas e médias empresas.
Nany Vaz/RTC
Disponibilizado online/Multimédia-RTC
Programação