Morreu o intelectual, investigador, escritor, filólogo, professor, Moacyr Rodrigues

23 de dezembro de 2020

Moacyr Rodrigues
A+ A-

Moacyr Rodriguês faleceu esta madrugada no Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, onde se encontrava internado.


Moacyr Rodriguês foi um estudioso da morna e um dos grandes apoiantes da sua elevação a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Como lembra o linguista e ex-ministro da cultura Manuel Veiga, Moacyr Rodriguês é uma grande referência na cultural de Cabo Verde.

Quem também já reagiu a morte de Moacyr Rodrigues é o jornalista, investigador e escritor, José Vicente Lopes. José Vicente foi aluno de Moacyr Rodrigues, na década de oitenta, em S. Vicente e caracteriza o ex-professor de homem culto.

Esse amor pelas coisas da terra levaram Moacyr Rodrigues a debruçar-se sobre o nosso folclore e a nossa música, realça José Vicente Lopes.

A RCV ouviu já também a reação do Antropólogo investigador e escritor Brito Semedo que colaborou com Moacyr Rodrigues no resgate da memoria de figuras populares da cultura.
 
Nascido na cidade do Mindelo, ilha de S. Vicente, Cabo Verde, a 9 de abril de 1933 Moacyr Rodrigues iniciou, em 1957 o curso de Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa que continuaria, depois, em Coimbra.

Em 1985 conclui o curso de Línguas e Literaturas Modernas (Inglês/Português) pela Universidade Clássica de Lisboa.

O percurso académico de Moacyr Rodrigues prossegue em 2003 quando obtém um Mestrado em  Relações Interculturais pela Universidade Aberta do Porto, na área de Antropologia Visual e, depois, em 2010 obteve o Mestrado em Ciências Musicais — Etnomusicologia na Universidade Nova de Lisboa e em 2015, doutorou-se na mesma área pela mesma universidade.
  
Em 1999 Moacy Rodrigues começou a leccionar no ensino superior em Cabo Verde, onde ensinou disciplinas de Língua e Cultura Cabo-Verdiana e Portuguesa, Antropologia Cultural e História, Cultura e Património, entre outras. É autor de vários livros e alguns artigos publicados em revistas de diversos países.

O funeral de Moacyr Rodrigues deverá acontecer, esta tarde, em S. Vicente, sua ilha natal, com partida do salão fúnebre da Agência Freitas e Fortes.

Peça do Jornal da Tarde de 23 de Dezembro, sobre o falecimento de Moacyr Rodrigues.


Humberto Santos/RCV
Disponibilizado online/Multimédia-RTC

Reacção de Manuel Veiga, sobre o falecimento de Moacyr Rodrigues

Artigos Relacionados