Conselho de ministros reúne-se esta manhã e aprovar duas resoluções

07 de janeiro de 2021

A+ A-

 

Uma que aprova as medidas para a retoma da atividade física e desportiva em prestações oficiais. Em concreto, a resolução pode determinar que as infraestruturas desportivas são obrigadas a observar normas aprovadas pelas autoridades sanitárias do país. 

 

A resolução que deve ser publicada ainda hoje, vai clarificar se pode haver público ou e se os atletas vão ser obrigados ou não a realizar testes de despistagem do novo coronavírus, SarsCov-2.

A agenda do conselho de ministros pode incluir a aprovação de uma segunda resolução que define o nível de risco em cada uma das ilhas em função da situação epidemiológica.

Recorde-se que a ilha do Fogo está em situação de calamidade e as demais ilhas em situação de contingência por força da resolução 169/ 2020 de 14 de Novembro que vigora até meia-noite do dia 13 de Janeiro, dia da Liberdade e da Democracia que pereniza a realização das primeiras eleições democráticas, há já 30 anos.

Uma fonte da proteção civil admite que a situação epidemiológica prevalecente em São Vicente e no Maio inspira cuidados e pode levar o conselho de ministros a prorrogar a situação de calamidade na ilha do Fogo e a decretar a mesma situação em São Vicente e no Maio.

 

Júlio Vera-Cruz Martins - RCV

Disponibilizado online pela Multimédia RTC