Agentes culturais de todo o país realizam esta tarde uma manifestação

14 de janeiro de 2021

A+ A-

Agentes culturais de todo o país realizam esta tarde uma manifestação de protesto em vários pontos do país. Os artistas pedem mais diálogo por parte da tutela e exigem a retoma das suas atividades para garantir o seu sustento.

Na página oficial onde se convoca a manifestação e nos perfis de autores e artistas das mais diversas áreas das artes e da cultura nas redes sociais, há frases como “Nu kre trabadja”, “Kultura sta di luto”.

Trata-se de uma situação que de acordo com o rapper e porta-voz da comissão organizadora da manifestação, Batchart, é delicada e deve ser do conhecimento dos cabo-verdianos. O artista afirma que há mais de dez meses que os profissionais da área não exercem as suas atividades devido à pandemia.

Um outro motivo da manifestação prende-se com o fato de a tutela ter tomado algumas medidas sem dar cavado aos agentes culturais.

O porta-voz da comissão organizadora da manifestação dos artistas que decorre esta tarde em vários pontos do país alerta ainda para a proliferação das festas clandestinas, campanhas eleitorais e outras atividades, que têm aglomerado pessoas e agravado a situação sanitária do país. Questionando assim, a não retoma das atividades culturais e reforçando a necessidade dos agentes culturais manifestarem-se hoje.

Reportagem RCV