Ministro da Saúde garante inicio da campanha vacinação contra o HPV já no próximo mês de fevereiro

23 de janeiro de 2021

Arlindo do Rosário, Ministro da Saúde e da Segurança Social
A+ A-

A Vacina HPV, ou Papiloma Virus Humano, vai finalmente entrar na lista do Calendário Nacional de Vacinação, já no próximo mês de fevereiro será apresentada a nova vacina ao país.  Garantia dada, hoje, pelo Ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário.

Cabo Verde aguarda há já alguns anos, pela entrada no Calendário Nacional de Vacinação da vacina HPV, mesmo o atual Ministro da Saúde Arlindo do Rosário, tinha dado esta garantia, no ano passado. Ao que tudo indica que e desta que vacina vai entrar para lista das vacinas gratuitas no país.

O Ministro da Saúde garantiu hoje que já no próximo mês de Fevereiro, será apresentada a nova vacina, numa campanha de vacinação que deve arrancar já em Fevereiro.

Ainda em relação às vacinas, o ministro que tutela a pasta da Saúde, adianta que os profissionais de saúde vão ser comtemplados, com vacina contra a Hepatite B.

A introdução da Vacina HPV, no calendário Nacional de Vacinação, é para o Ministro da Saúde um passo importante na prevenção do cancro do colo uterino ou Papiloma Virus Humano, é dada em forma de injeção e tem como função prevenir doenças causadas por este vírus, como lesões pré-cancerosas, câncer do colo do útero, vulva e vagina, ânus e verrugas genitais.

Carmelita do Rosário / RCV

Reportagem RCV com jornalista Carmelita do Rosário


Artigos Relacionados