15 de fevereiro de 2021
Inaugurada hoje a Sede da Zona Económica Especial Marítima de São Vicente. Um ato presidido pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, para quem o projeto da Zona Económica Marítima de São Vicente é um dos mais importantes pilares do crescimento da economia azul e do desenvolvimento do país.
A Zona Económica Especial Marítima de São Vicente, ZEEMSV, é um dos projetos económicos mais estratégico e estruturante de Cabo Verde no período pós-independência. Este é o entendimento do coordenador deste projeto, José Correia, para quem a ZEEMSV representa desafios e oportunidades, sendo a integração económica regional, nomeadamente dentro do espaço CEDEAO e a inserção do país na economia mundial algumas dessas oportunidades.
A Zona Económica Especial Marítima de São Vicente irá promover maior conetividade, constituindo assim num ecossistema competitivo para negócios, lazer e residência em Cabo Verde, perspetiva José Correia.
O Primeiro-ministro enaltece que a Zona Económica Especial Marítima de São Vicente é um projeto de longo alcance e que irá contribuir para o crescimento da economia azul pelo que, diz Ulisses Correia e Silva, a escolha de São Vicente para sediar esta ambição é suportada pela tradição marítima da ilha e pelas infraestruturas existentes.
Ulisses Correia e Silva considera que importantes pilares tem sido implementados no âmbito da ZEEMSV, como seja o Terminal de Cruzeiros cujo contrato de adjudicação da obra será rubricado no próximo mês março.
O Governo defende que a ZEEMSV é um grande passo para o desenvolvimento económico, colocando Cabo Verde numa posição capaz de competir à escala mundial.
Programação