22 de fevereiro de 2021
Segundo Janine Lélis, cabe ao Conselho Superior de Magistratura Judicial responder porque é que a Inspecção Judicial não funciona. Aclara que o governo fez a sua parte, promovendo a alteração da lei que permite, agora, a colocação de magistrados na Inspecção Judicial, uma competência reservada ao Conselho de Magistratura Judicial.
De acordo com a ministra, a Inspecção Judicial deveria ter 16 juízes afectos, mas conta, neste momento, com apenas 2, o que dificulta e põe em causa o trabalho.
É uma das maiores críticas apontadas ao sistema judicial do país, que foi verbalizada, hoje, pelo advogado Germano Almeida, um dos promotores de um abaixo-assinado, que deverá ser entregue na quarta-feira ao Presidente da República, solicitando uma averiguação ao que se passa no sistema judicial do país.
Germano Almeida recusa a ideia de que o móbil do abaixo-assinado seja a detenção do advogado Amadeu Cruz, mas considera que a averiguação deste caso deveria ser feita por uma entidade independente.
E decorre, no Tribunal da Comarca da Praia, o julgamento do advogado Amadeu Oliveira, acusado de 14 crimes de ofensa a juízes do Supremo Tribunal de Justiça.
RTC Multimédia
Disponibilização online (Estagiária - com supervisão)
Programação
Beira Mar empata a zero com flor jovem da Calheta, no estádio municipal Tarrafal
Clássico entre Botafogo e vulcânico é destaque da 1ª jornada do futebol foguense