Seleção Nacional de Basquetebol chega hoje ao país

23 de fevereiro de 2021

[foto Fiba Africa]
A+ A-

Chega hoje ao país a caravana da seleção nacional de basquetebol que esteve na Tunísia no torneio de qualificação para o Afrobasket 2021. O grupo é formado por alguns jogadores, todo o staff técnico, mais o presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, Mário Correia. 

Os outros atletas que jogam na Europa partiram da Tunísia diretamente para os países onde atuam. 

Cabo Verde continua ainda à espera de saber que desfecho vai ser dado ao Grupo E de qualificação. Os jogos que envolviam a seleção do Uganda foram todos suspensos devido a casos de covid-19 detetados no seio daquela seleção.

Faltam ser disputados os jogos Uganda x Cabo Verde, Uganda x Marrocos e Uganda x Egipto. Sem a realização dessas partidas fica complicado determinar um desfecho, até porque os ugandeses têm duas vitórias em três jogos. Marrocos e Cabo Verde têm uma vitória cada em 4 jogos
.
O Egipto é a única seleção do grupo E que já garantiu a qualificação. Os Faraós fizeram um pleno, quatro jogos, quatro vitórias.

Foram, de resto, quatro as seleções que terminaram a fase de qualificação sem qualquer derrota. Além do Egito, as outras três são Tunísia no grupo A, Cote d'Ivoire no grupo C e Nigeria, no grupo D.

Entre as seleções dos PALOP, Angola garantiu a qualificação ao ficar em segundo lugar do grupo B. Depois de terem sido surpreendidos pelo Quénia, os angolanos venceram no jogo decisivo Senegal por 82 – 51 e garantiram a segunda posição, atras do líder Senegal. O Quénia, liderada por uma mulher, a treinadora australiana Liz Mills, ficou em terceiro e qualificou-se para o Afrobasket  quase 30 anos depois.



Artigos Relacionados