Ministro dos Negócios Estrangeiros aborda com Antony Blinken temas relevantes e para reforço da cooperação CV/EUA

24 de fevereiro de 2021

Rui Alberto Figueiredo Soares, ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde
A+ A-

Em conversa, ontem, com o secretário de Estado norte-americano, Rui Figueiredo Soares abordou com Antony Blinken temas relevantes para o reforço da cooperação entre os dois países.


Ao governante norte-americano, Rui Figueiredo Silva manifestou a vontade de Cabo Verde em ter os Estados Unidos como parceiro fundamental em matéria de defesa e segurança.

Os dois governantes falaram, igualmente, das alterações climáticas, tendo Rui Figueiredo Soares saudado o regresso dos Estados Unidos ao acordo de Paris, com olhos postos na importância que a transição energética terá para Cabo Verde.

A Rádio de Cabo Verde aproveitou a ocasião para confrontar o chefe da diplomacia cabo-verdiana com o facto de a União Europeia ter alterado o acordo sobre a facilitação de vistos aos cidadãos cabo-verdianos. Trata-se, reconhece o governante, de um passo que traz vantagens importantes para os cidadãos nacionais.

Ciente das dificuldades que os cabo-verdianos sentem quando pedem um visto, Rui Figueiredo Soares anunciou que o Governo vai criar uma estrutura que auxilie os cidadãos a organizar todo o processo do pedido de vistos.

Mais informações no áudio infra, pelo jornalista Carlos Moniz.


RTC Multimédia
Disponibilização online (Estagiária - com supervisão)



Artigos Relacionados