Futebol Santiago Norte: Esperança e Varandinha só sabem ganhar

01 de março de 2021

Diouf nos festejos do golo da vitória para a sua equipa. Esperança 2 x Grémio 1. [foto Décio Barros]
A+ A-

Esperança e Varandinha só sabem ganhar no campeonato regional de futebol de Santiago Norte. As duas equipas somam três vitórias nas três jornadas já disputadas.

O caso da Esperança da Calheta é curioso, a equipa só sabe marcar dois golos em cada jogo. Foi assim na primeira jornada: 2-0 ao Delta, na segunda ronda, 2-1 ao Beira Mar e este fim-de-semana, na terceira ronda, 2-1 ao Grémio de Nhagar.

O jogo foi sábado no Estádio Municipal de São Miguel, na Calheta. Grémio até esteve a ganhar, com golo de Zigui. Mas a equipa da casa arranjou forças para marcar dois golos, todos na segunda parte. Zemas fez o empate, Diouf consumou a reviravolta, dando mais três pontos para a Esperança. A equipa mantém-se no topo da classificação só com vitórias.

Apesar deste arranque imaculado, o treinador Zemer, da Esperança da Calheta, diz que Esperança não assume candidatura ao título.

Varandinha, do Tarrafal, também só sabe ganhar. A equipa encarnada foi a Pedra Badejo derrotar Benfica também por 2-1. A equipa da casa foi a primeira a marcar, logo aos 16 minutos por Isa. Mas, cinco minutos depois, Varandinha empatou por Tiago. 

Na segunda parte, Rafa fez a reviravolta para o Varandinha. O jogo não foi fácil, mas o mais o importante foi garantir a vitória, destacou Jorge, guarda-redes do Varandinha.

Do lado do Benfica, as coisas não estão fáceis, 1 ponto em 3 jogos. O capitão Fredy Cardoso diz que a equipa foi prejudicada pela arbitragem.

Varandinha, o conjunto detentor do último título regional de Santiago Norte, conquistado em 2019, tem os mesmos pontos da Esperança, mas está na segunda posição, por ter desvantagem no goal average.

Outro destaque vai para o Intercutelo, de Santa Cruz. A equipa que se estreia na primeira divisão ainda não perdeu, ocupa o terceiro lugar, com 7 pontos. Nesta terceira jornada, Intercutelo foi ao Tarrafal vencer Estrelas dos Amadores por 2-1. Situação complicada para Estrelas. A equipa, que sempre luta pelo título,  tem apenas 1 ponto no campeonato. 

Na quarta posição, com seis pontos, segue a equipa da Flor Jovem que, depois da derrota na semana passada, somou agora a segunda vitória. Triunfo por 1 a 0 sobre Delta Cultura, do Tarrafal. Djonsa foi quem marcou o golo que valeu os três pontos à equipa da cidade da Calheta. Foi uma vitória sofrida, reconhece o treinador Emanuel.

Do lado do Delta Cultura, o adjunto Poi lamentou a ineficácia ofensiva da sua equipa.

No jogo que colocou frente a frente São Lourenço e Beira Mar, decorreu no Estádio de Cumbém, em Assomada. São Lourenço conseguiu a primeira vitória no campeonato, derrotou Beira Mar por 2-1 e totaliza agora 4 pontos. 

Esta terceira jornada de Santiago Norte teve a particularidade de em quatro dos cinco jogos, acontecer o mesmo resultado. 2-1. Outra curiosidade é que de todas as dez equipas, só Delta não marcou, perdeu 1-0 com Flor Jovem

CLASSIFICAÇÃO: Esperança 9, Varandinha 9, Intercutelo 7, Flor Jovem 6, São Lourenço 4, Beira Mar 3,  Benfica 1, Estrelas Amadores 1,  Delta 1, Nhagar 1