01 de março de 2021
O PAICV insta o Governo a assumir o que classifica de fracasso no processo de privatização dos TACV.O maior partido da oposição reagia assim, esta manhã, em conferência de imprensa, às novas medidas anunciadas pelo Governo para resgatar a companhia aérea de bandeira.
Para o secretário-geral do PAICV, Julião Varela, essas medidas do Governo, que incluem um aval de 4 milhões de contos a favor a Cabo Verde Airlines, terão um cunho meramente eleitoralista se não forem acompanhadas de um plano de negócios sustentável.
Segundo o PAICV com mais este aval o Governo está a aumentar ainda mais o risco país em matéria de endividamento público, pondo em causa a sustentabilidade dos indicadores macroeconómicos do país, enquanto o accionista estratégico e maioritário não assume qualquer responsabilidade e risco no negócio, limitando-se a ganhar dinheiro com o aluguer dos seus aviões.
Julião Varela afirma que, para muitos, a situação actual recomendaria o resgate do acordo, pelo menos neste tempo de pandemia.
O PAICV diz instar o Governo a assumir o fracasso da opção feita e apresentar ao país um plano estratégico que pare a drenagem financeira do Estado à empresa, e um plano de salvaguarda dos postos de trabalho.
Programação