Escola Básica e Secundária Olavo Moniz é pioneira no ensino do xadrez como disciplina curricular em Cabo Verde

02 de março de 2021

A+ A-

 

Mais de 700 alunos do quinto e sexto anos optaram pelo xadrez como disciplina da educação física.   


A introdução do xadrez como disciplina curricular na EBSOM foi possível graças a um projecto liderado pela direcção da escola, pela associação de xadrez do Sal e com a determinação do mestre Mariano Ortega depois de ter assumido o cargo de treinador da federação cabo-verdiana da modalidade.

Conforme explica um dos mentores do projecto, o mestre em Xadrez, Mariano Ortega, a disciplina abrange os alunos do quinto e sexto anos.

Para o presidente da AXSAL, Sidney Spínola,  a introdução do xadrez como disciplina curricular no liceu é o título dos títulos.

A disciplina atraiu muitos alunos interessados em aprender o xadrez e quiçá representar a escola, a ilha e o país em provas oficiais.

A disciplina neste primeiro trimestre terá uma avaliação prática dos elementos da jogada entre duas torres e rei contra rei, formas de jogar  e  características de cada peça.
 
O projecto do xadrez como disciplina curricular no liceu Olavo Moniz visa promover a modalidade como ferramenta educativa. Significa uma vantagem para melhorar a memória e a concentração dos alunos.


RTC Multimédia
Disponibilização online (Estagiária - com supervisão)