Cerca de 4 mil Marcas, Patentes, Logótipos e Design estão registadas no Instituto de Gestão Qualidade e Propriedade Intelectual

26 de abril de 2021

A+ A-

Entre Marcas, Patentes, Logótipos e  Designs,  o Instituto de Gestão Qualidade e Propriedade  Intelectual-IGQPI já  registou desde a sua criação,   cerca de 4 mil. E a meta  é conseguir muito mais  com  a adesao do IGQPI, ainda este ano,   à  Organização  Regional  e Internacional da Propriedade Intelectual. Uma  conquista que vem   trazer mais celeridade, eficiência  e competitividade e proteção  do ativo nacional. Declarações   da Presidente da IGGPI, em conversa com à RCV,  no dia de hoje em que se celebra o Dia Mundial da Propriedade Intelectual.

Criada  em 2014, o IGQPI é  organismo nacional responsável pela  implementação e desenvolvimento do  sistema nacional de proteção da proppriedadade intelectual. Oferece serviços   de registo das várias modalidades  da propriedade intelectual. 

E a expetactiva da Presidente,  Ana paula Spencer,  é que  até o final desde ano , o Organismo  esteja já aderido  aos tratados  da Organização mundial da Propriedade intelectual e aos protocolos da Organização Africana da Propriedade   Intelectual,  o que vem trazer  vantagens enormes a Cabo  Verde. A Presidente do IGQPI.

A Internacionalização de empresas, Eficiência  e Celeridade  e   compettividade      são as mais-valias que    a adesão aos protocolos e tratados vão trazer a Cabo Verde, acredita Ana Paula Spencer.

Um outro ganho é a possibilidade  de Cabo Verde receber mais demandas através dessas plataformas regionais e internacionais,  o que     vai aumentar a capacidade de registo do IGQPI. 

Referira-se que esta efeméride   visa promover a discussão  sobre o papel da propriedade intelectual  no encorajamento   da inovação e criatividade.