Futebol: Mindelense lidera ranking de clubes nacionais

29 de abril de 2021

A+ A-

O Mindelense, de São Vicente, lidera o ranking de clubes nacionais, apresentado ontem na cidade da Praia, pela Federação Cabo-verdiana de Futebol. 

Com 13 campeonatos nacionais desde a Independência de Cabo Verde, o Mindelense lidera o ranking de forma relativamente folgada, numa lista onde o Sporting da Praia e o Derby de São Vicente completam o pódio.

O jornalista Marcos Fonseca foi quem produziu o trabalho,  que teve como base a participação e o desempenho dos clubes nas competições nacionais de futebol, a saber Campeonato Nacional, Supertaça e Taça de Cabo Verde.

Definidos todos os parâmetros, o Mindelense soma mais pontos que toda a concorrência. 1º Mindelense com 3253,2 pontos; 2º Sporting da Praia 2913,4; 3º Derby de São Vicente 1179,5, 4º Boa Vista da Praia 997,6 e Académica do Aeroporto do Sal com 936,1 e sexto Academica de Porto Novo.

A lista completa integra 68 clubes,  entre os 10 melhores, aparecem ainda Ultramarina de São Nicolau, no sétimo lugar, Sal Rei da Boa Vista é oitavo, nono Académica da Praia e fecha o top 10 a Académica Operaria da Boa Vista
A soma dos pontos de todos os clubes que já participaram nas competições nacionais permite também estabelecer o ranking das regiões desportivas. Neste quesito, Santiago Sul aparece no topo.

Para o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Mário Semedo, graças a esse ranking, a partir de agora, as discussões em torno do futebol nacional deixam de ser simplesmente à base do achismo.

O Ranking dos clubes deverá ser atualizado anualmente, depois da realização de todas as competições nacionais. Integra ainda outros dados como por exemplo, os melhores marcadores das provas nacionais e outros itens que ainda estão a ser trabalhados. 

Oiça, em baixo, a notícia com as declarações do jornalista desportivo Marco Fonseca