Cabo Verde recebe 1.445 toneladas de arroz e 2600 toneladas de trigo do Japão

30 de abril de 2021

A+ A-

No âmbito das relações de amizade e cooperação entre Cabo Verde e Japão chegou à Cabo Verde no dia 3 de abril de 2021 um carregamento de cerca de 1.445 toneladas de arroz que constitui donativo do Governo japonês. A cerimonia solene aconteceu esta manhã por vídeo conferencia entre o Embaixador do Japão Arai Tatsuo e Júlio Morais, Diretor Nacional de Assuntos Políticos, Económicos e Culturais em representação do Governo de Cabo Verde

De acordo com as nações unidas, Cabo Verde é um dos países onde o impacto socioeconómico do Covid-19 é e será mais negativo em África. Este facto, aliado aos três anos de seca severa, complicou ainda mais a situação de Cabo Verde, defendeu Júlio Morais, durante o ato solene da entrega oficial da ajuda alimentar do Governo japonês a Cabo Verde, com um donativo de 1445 toneladas de arroz e 2600 toneladas de trigo já descarregados no país.

Para o Diretor Nacional de Assuntos Políticos, Económicos e Culturais a ajuda chegou em boa hora. Cabo Verde é reconhecido pela forma correta como tem gerido as ajudas externas desde os tempos da independência e a monetização das ajudas têm sido aplicadas em projectos de desenvolvimento. O Governo japonês reconhece e aplaude a boa gestão de Cabo Verde.

Segurança alimentar que sai reforçada com a oferta de arroz e trigo, donativo avaliado em 170 milhões de escudos. O diretor nacional aproveitou a ocasião para apelar ao sector privado japonês no sentido de aproveitar as oportunidade de negocio nomeadamente através da zona especial económica e marítima de São Vicente.