"Há necessidade de um trabalho conjunto para preparar Cidade Velha para a retoma do turismo" - Nelson Moreira

07 de junho de 2021

A+ A-

O circuito turístico da Cidade Velha passa a ser gerido diretamente pelo Ministério da Cultura e Indústrias Criativas. Mais do que saber quem gere o Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago quer ver o espaço aberto e pede um plano pós-pandemia para o relançamento do turismo e a dinamização da económica local. 

A reabertura do roteiro turístico da Cidade Velha acontece, hoje, prioriza os monumentos históricos do sítio.

O coordenador do Gabinete de Gestão de Cidade Velha Património Mundial assevera que, nesta retoma, a aposta passa pelas rotas voltadas pelos monumentos históricos e que desempenharam um papel determinante na classificação de Ribeira Grande de Santiago como património da humanidade.

O Estado recupera a gestão do circuito turístico de Cidade Velha depois de 15 anos de gestão privada. Cláudio Ramos defende um modelo de gestão participativo e inclusivo. 

A ideia é ligar a riqueza do património histórico com a vivência da comunidade. O coordenador do Gabinete de Gestão do sítio histórico revela que a estratégia passa pela criação de uma equipa técnica capacitada de forma a congregar toda a potencialidade de Cidade Velha. 

Para o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago mais do que quem estiver à frente do gabinete o importante é a reabertura.

Nelson Moreira, Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, advoga a necessidade de um trabalho conjunto no sentido de preparar Cidade Velha para a retoma do turismo no período pós pandemia. 



Artigos Relacionados