Presidente da República preside a XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP em Angola

15 de julho de 2021

A+ A-

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca preside em Luanda, Angola, a 13ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A Cimeira acontece esta sexta-feira, sob o lema “Construir e Fortalecer um Futuro Comum e Sustentável”.

A República de Angola vai assumir o exercício da Presidência da CPLP nesta cimeira, durante o período de dois anos. A anteceder a 13ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, estão previstas reuniões ordinárias estatutárias, nomeadamente, a do Conselho de Ministros, do Comité de Concertação Permanente e dos pontos fociais de cooperação.

Da agenda do dia 17 de Julho consta a comemoração dos 25 anos da fundação da CPLP, a intervenção de boas-vindas de João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, a intervenção Jorge Carlos de Almeida Fonseca, Presidente da República de Cabo-Verde e presidente cessante da CPLP, e de outras altas entidades presentes na Conferencia.

As sessões de trabalho iniciarão com Eleição da Presidência da Conferência para o biénio 2021-2023, a apresentação do Relatório do Secretário Executivo cessante e a apresentação das prioridades da presidência angolana da CPLP para o biénio 2021-2023 pelo Ministro das Relações Exteriores Angolano.

Seguirá um debate político subordinado ao tema: “Fortalecer e Promover a Cooperação Económica e Empresarial em tempos de pandemia, em prol do desenvolvimento sustentável nos Estados-Membros da CPLP”.

Ainda no mesmo dia realizar-se-à a eleição da presidência da Conferência para o biénio 2021-2023 e a consequente tomada de posse de Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, como Presidente pro tempore da CPLP.

Com a aprovação da agenda de trabalhos será apresentada as prioridades da presidência angolana, seguido do debate político subordinado ao tema: “Fortalecer e Promover a Cooperação Económica e Empresarial em tempos de pandemia, em prol do desenvolvimento sustentável nos Estados-Membros da CPLP”.

À margem da Cimeira o Presidente Jorge Carlos Fonseca terá encontros bilaterais com os Presidentes da República e vice-Presidente da República do Brasil presentes, além de encontros com as comunidades cabo-verdiana residente em Benguela e em várias outras cidades angolanas.