Governo assegura que perto de 50% da população Cabo-Verdiana está coberta pela segurança social

08 de outubro de 2021

Fernando Elísio Freire, Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social
A+ A-

Ministro da Familia, Inclusão e Desenvolvimento Social, garante que com o apoio dos parceiros internacionais como a OIT, o Governo de Cabo Verde tem encetado um grande esforço para aumentar a cobertura da proteção social. Fernando Elisio Freire falava durante o lançamento da II fase do programa Orientador Mundial da OIT, realizado por videoconferencia.

O encontro tinha como objetivo analisar os progressos alcançados e desafios encontrados durante a 1ª fase do programa que é suportado por quatro pilares chaves: a assistência dentro do país, intercâmbios entre países, geração de conhecimento e parcerias, entre outros.

De acordo com o titular da pasta do trabalho, Fernando Elisio Freire, o Governo de Cabo Verde tem encetado um grande esforço para aumentar a cobertura da proteção social, sendo que atualmente perto de 50% da populaçao Cabo-verdiana está coberta pela Segurança Social.

O ministro garantiu que esse aumento so foi possivel através da criação e do reforço de instrumentos que permitiram o fortalecimento e maior capacitaçao do sistema de proteção social no país.

Um dos instrumentos apontados pelo titular da pasta foi o cadastro social unico. uma ferramenta que permite identificar, em particular, os grupos mais vulneraveis, atraves de criterios definidos.

Fernando Elisio Freire sublinhou na sua intervenção, que atraves deste cadastro o Governo atuou de forma celere no contexto pandemico, uma vez que beneficiou mais de 20 mil trabalhadores informais. A atribuição de tarifas sociais de água, eletricidade, bolsa de estudo e isenção de taxas para serviços de saúde, tambem foram citadas pelo ministro.



Artigos Relacionados