Projecto de jovem cabo-verdiano é vencedor do prémio IPCC “Mudanças Climáticas”

10 de novembro de 2021

A+ A-

O coordenador da associação Carreta Carreta de Santa Cruz é o vencedor do prémio do Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas com o projeto de investigação sobre “Os efeitos das alterações climáticas nos tubarões”.
 
O prémio é financiado pelo príncipe do Mónaco, Alberto II, no valor de trinta mil euros, montante que vai ser aplicado em pesquisas que decorrem entre Cabo Verde e Portugal.
 
O ativista social e membro fundador da ONG ambiental Carreta Carreta de Santa Cruz, está a frequentar um doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, na Universidade de Lisboa.
 
Jaquelino Varela, que está entre os dez premiados, acredita que o projeto de investigação, em curso, vai fornecer pistas importantes para auxiliar na tomada de decisões e adequar as ações na área de conservação dos tubarões.
 
Os outros galardoados são da Etiópia, Quénia, Gana, Senegal, Brasil, China, Índia e Nepal. O jovem cabo-verdiano recebeu o certificado de premiação em Mónaco e recebeu trinta mil euros, para custear a investigação.
 
O estudioso na área ambiental adverte que Cabo Verde deve empreender esforços no sentido de minorar os efeitos das alterações climáticas, sobretudo, no setor da pesca.
 
Natural do concelho de Santa Cruz, Interior da ilha de Santiago, Jaquelino Varela apela a juventude cabo-verdiana a ser mais proactiva e a estar atenta às oportunidades que possam surgir.
 
 
RCV - Editado e disponibilizado online pela Multimédia RTC



Artigos Relacionados