Recursos Humanos em Saúde aumentaram 17%, Arlindo do Rosário

16 de novembro de 2021

A+ A-

Os Recursos Humanos em Saúde aumentaram 17%, mas apesar das melhorias no investimento em equipamentos, gestão da informação sanitária e contratação de cerca de quinhentos profissionais no quadro da luta contra a pandemia da Covid-19, ainda há um longo caminho a percorrer para se atingir a Cobertura Universal de Saúde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A afirmação é do Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, que falava, hoje (16), no Atelier de Elaboração das Contas Nacionais dos Recursos Humanos da Saúde, que decorre, na Capital até o dia 18 deste mês.

O evento baseia-se na Estratégia Global de Recursos Humanos em Saúde: Força de Trabalho 2030, desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde e parceiros no intuito de garantir dados confiáveis e contas e uma força de trabalho em saúde que permita ao país atingir as metas preconizadas.

O objetivo é diagnosticar a capacidade e a dinâmica da força de trabalho em saúde, bem como partilhar dados atualizados e confiáveis e contas sobre a força de trabalho no sector entre os países membros da Organização Mundial de Saúde.

O representante residente da OMS, Daniel Kertesz, espera, que do Atelier saiam contributos, que permitam atingir as metas da Cobertura Universal de Saúde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Ministro da Saúde enaltece a resiliência e os indicadores que o País vem alcançando no sector desde a Independência, em contexto de défice de recursos, nomeadamente perante a pandemia, mas, admite também que o desafio ainda é grande.

Arlindo do Rosário congratula-se, por outro lado, com o impacto nas contas dos recursos humanos em saúde da Covid-19, desafio que o Arquipélado soube transformar em oportunidade.

O Atelier de Elaboração das Contas Nacionais dos Recursos Humanos da Saúde, é uma iniciativa da OMS e Ministério da Saúde, que deverá permitir às estruturas de saúde adquirir ferramentas para uma melhoria de qualidade na gestão dos recursos humanos no sector.

 

RTC Online, com RCV



Artigos Relacionados