Recursos Humanos em Saúde aumentaram 17%, Arlindo do Rosário

16 de novembro de 2021

A+ A-

Os Recursos Humanos em Saúde aumentaram 17%, mas apesar das melhorias no investimento em equipamentos, gestão da informação sanitária e contratação de cerca de quinhentos profissionais no quadro da luta contra a pandemia da Covid-19, ainda há um longo caminho a percorrer para se atingir a Cobertura Universal de Saúde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A afirmação é do Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, que falava, hoje (16), no Atelier de Elaboração das Contas Nacionais dos Recursos Humanos da Saúde, que decorre, na Capital até o dia 18 deste mês.

O evento baseia-se na Estratégia Global de Recursos Humanos em Saúde: Força de Trabalho 2030, desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde e parceiros no intuito de garantir dados confiáveis e contas e uma força de trabalho em saúde que permita ao país atingir as metas preconizadas.

O objetivo é diagnosticar a capacidade e a dinâmica da força de trabalho em saúde, bem como partilhar dados atualizados e confiáveis e contas sobre a força de trabalho no sector entre os países membros da Organização Mundial de Saúde.

O representante residente da OMS, Daniel Kertesz, espera, que do Atelier saiam contributos, que permitam atingir as metas da Cobertura Universal de Saúde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Ministro da Saúde enaltece a resiliência e os indicadores que o País vem alcançando no sector desde a Independência, em contexto de défice de recursos, nomeadamente perante a pandemia, mas, admite também que o desafio ainda é grande.

Arlindo do Rosário congratula-se, por outro lado, com o impacto nas contas dos recursos humanos em saúde da Covid-19, desafio que o Arquipélado soube transformar em oportunidade.

O Atelier de Elaboração das Contas Nacionais dos Recursos Humanos da Saúde, é uma iniciativa da OMS e Ministério da Saúde, que deverá permitir às estruturas de saúde adquirir ferramentas para uma melhoria de qualidade na gestão dos recursos humanos no sector.

 

RTC Online, com RCV



Programação

Ainda esta Semana

Últimos Vídeos

Últimos Áudios

Artigos Relacionados