Cancro da próstata está a ser identificado em fase avançada, alerta médico

26 de novembro de 2021

A+ A-

Os casos do cancro da próstata em Cabo Verde estão a ser diagnosticados já numa fase avançada, quando a probabilidade de cura é mínima. O alerta chega do Hospital Agostinho Neto, na Praia.

O Diretor Clínico do Serviço de Urologia apela, assim, aos homens a estarem mais atentos e a adotarem uma atitude preventiva em relação à doença.

Mário Frederico falava, esta manhã, à margem de uma sessão Cínica destinada aos profissionais e estudantes do Hospital Universitário, no quadro do “Novembro Azul”.

O Hospital Central da Praia realizou, este, ano cerca de trinta cirurgias em pacientes com cancro da próstata. A grande maioria já estava numa fase avança. A situação preocupa o diretor do Serviço de Urologia.

Frederico alerta a todos os homens que não devem aguardar por sintomas para se despertarem para a realização dos testes de diagnóstico da doença que, a cada ano, apresenta mais casos no Arquipélago.

O médico nota o avanço no tratamento disponibilizado no País, embora continue ainda a ser necessário encaminhar alguns doentes para tratamento no exterior.

Na sessão clínica de hoje, além da situação atual, mereceram destaque a anatomia da glândula prostática, o diagnóstico, o tratamento cirúrgico e o protocolo do serviço de Urologia do Hospital Central.

 

RTC Online, com RCV



Programação

Ainda esta Semana

Últimos Vídeos

Últimos Áudios

Artigos Relacionados