Interesse do Brasil no Acordo de Mobilidade da CPLP é um estímulo adicional - Eurico Monteiro

29 de novembro de 2021

A+ A-

O Embaixador de Cabo Verde em Lisboa defendeu, hoje (29), que o interesse manifestado pelo Brasil no Acordo de Mobilidade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é "um estímulo adicional" à vinculação de outros Estados-membros.

Em entrevista à Agência Lusa, Eurico Monteiro, enaltece que “a circunstância de termos um país com a importância que tem o Brasil, por onde está situado e pela sua visibilidade, é também um sinal para todos os outros Estados-membros" da importância do acordo de mobilidade nos países lusófonos.

Para o diplomata, que liderou as negociações do acordo em Lisboa, como representante da então presidência cabo-verdiana da CPLP, o interesse do Brasil demonstra que "de um extremo ao outro há, de facto, uma vontade política muito grande e que o acordo não é um problema de pequenos Estados, mas sim  é um interesse de todos".

Eurico Monteiro, também admitiu que, nos últimos tempos, houve um interesse crescente do Brasil pela CPLP em geral, organização da qual é Estado-membro desde a sua criação.

A pandemia e o facto de a CPLP contar hoje com mais de 30 países observadores associados são dois fatores que o diplomata considerou poderem ter influenciado esse maior envolvimento do Brasil na comunidade.

No início de julho, o atual ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, visitou oficialmente Portugal, e a sede da CPLP, em Lisboa, e, numa entrevista à Lusa, afirmou que o Brasil queria reforçar o seu papel na organização, assegurando que o pagamento das suas contribuições em atraso seria prioritário para o país, nos próximos dois anos.

O Acordo de Mobilidade na CPLP, uma das bandeiras da então presidência cabo-verdiana da comunidade, já foi ratificado por Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Portugal e Moçambique - sendo que a ratificação por três países é a condição exigível para a sua entrada em vigor na ordem jurídica internacional.



Programação

Ainda esta Semana

Últimos Vídeos

Últimos Áudios

Artigos Relacionados