Dia dos Monumentos e Sítio celebrado com visitas gratuitas

18 de abril de 2022

A+ A-

A educação patrimonial e o engajamento das autarquias na salvaguarda dos Monumentos e Sítios, são os grandes desafios que o País enfrenta. A informação é do Diretor Nacional de Monumentos e Sítios e Coordenador do Gabinete de Gestão da Cidade Velha Património Mundial, Cláudio Ramos a respeito das comemorações do dia que é assinalado hoje.

“Patrimônio e Clima” é o tema que marca as celebrações deste ano do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Refletir o papel dos intervenientes sociais na preservação e valorização do património é o objetivo.

Para isso, o IPC realiza uma série de atividades de hoje até o dia 30 deste mês. Para o Diretor de Monumentos e Sítios e Coordenador do Gabinete de Gestão da Cidade Velha Património Mundial é necessário que se introduza a no curriculo escolar, a disciplina de Educação Patrimonial para despertar nos cidadãos a consciência coletiva.

A responsabilidade e o dever constitucional dos municípios no respeito pelos traços arquitetónicos dos monumentos é, igualmente destacado por Ramos. Para esse responsável, a integração do património histórico no plano de requalificação urbana constitui uma atração do seguimento do turismo cultural e fonte de rendimento para muitas famílias.

“Desafios dos Centros Históricos Classificados Patrimónios Nacionais: caso dos Centros Históricos do Plateau e Cidade Velha” é o nome de uma conferência que acontece amanhã no Arquivo Histórico Nacional, na Praia.

Hoje vai haver visitas gratuitas aos monumentos históricos e museus do País, como forma de celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios instituído pela UNESCO desde 1982.

 

RTC Online, com RCV

Artigos Relacionados