Comemora-se hoje o Dia da Europa

09 de maio de 2022

A+ A-

A solidariedade para com países terceiros que ainda não se encontram mo mesmo patamar de desenvolvimento dos que integram o espaço comunitário europeu é um dos valores que estão na base do projeto Europa.

A tese é da embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, no Dia da Europa que se comemora hoje (09). Carla Grijó deu como exemplo a participação da União Europeia no mecanismo Covax que permitiu muitos países em desenvolvimento terem acesso a vacinas contra a Covid-19, como foi o caso de Cabo Verde.

O Dia da Europa é assinalado este ano num contexto da invasão da Rússia a Ucrânia. O conflito às portas da Europa está a ter impactos internacionais, sobretudo na cadeia de distribuição de combustíveis, matérias primas e alimentos.

Apesar de reconhecer o esforço das autoridades cabo-verdianas em gerir o stock de alimentos e de controlar a escalada de preços, a embaixadora da União Europeia, admite que o País pode vir a precisar de uma ajuda-extra da União Europeia.

 

Dia da Europa

No Dia 9 de maio de 1950, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros de França, Robert Schuman,  apresentou, em Paris, uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia.

Esta proposta, conhecida como "Declaração de Schuman", baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, destacava os valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social, equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas que, nessa altura, constituíam a base do poderio militar: o carvão e o aço.

Este ano a declaração comemora o 72º Aniversário. 

Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da UE, os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa".

 

RTC Online, com RCV

Artigos Relacionados